Não erre na hora de escolher o melhor ar condicionado

Hoje existem diversos modelos de ar condicionado, indicados para diferentes situações e espaços. Você conhece as diferenças? Veja a seguir as características dos principais e saiba escolher antes de comprar.

Ar condicionado de janela

O primeiro modelo que apareceu no mercado foi o ar condicionado de janela. Ele não traz muita tecnologia e conta com uma menor capacidade de refrigeração, sendo ideal apenas para ambientes pequenos, como o quarto, por exemplo.

Sua maior vantagem é o preço, mas a instalação exige a aquisição de um suporte, em geral feito sob medida. Se for colocado na parede, será preciso abrir o buraco no tamanho necessário e depois de instalado, fazer o acabamento por dentro e por fora.

Ar condicionado split

Mais moderno do que o anterior, o ar condicionado split é composto por 2 partes: a evaporadora (instalada dentro do cômodo) e a condensadora (instalada na parte externa, responsável por esfriar o ar).

O grande benefício que esse modelo traz é a maior capacidade de refrigeração, além da redução do ruído interno produzido pela condensadora. Por isso, é perfeito tanto para cômodos pequenos quanto espaços maiores, dependendo da capacidade escolhida. É possível também encontrar splits com tecnologia que garanta menor consumo de energia.

Contudo, a instalação de ar condicionado desse tipo requer rasgar paredes para inserir a tubulação do aparelho até o ambiente desejado.

Um bom projeto de refrigeração pode otimizar os custos com a instalação de uma condensadora mais potente e vários evaporadores em ambientes diferentes. Esse tipo de solução é ideal se tiver sido pensada já no momento da construção.

Ar condicionado portátil

O próprio nome já revela sua principal vantagem: o condicionador de ar portátil pode ser levado para onde você quiser. A única limitação é que deve ser colocado próximo a uma janela, para que o tubo extensor possa ser instalado numa janela ou porta, para fazer a troca de ar entre o ambiente interno e o externo.

Apesar da mobilidade e praticidade, já que você não precisa fazer nenhuma reforma para utilizá-lo, a capacidade de refrigeração é bem menor do que os modelos anteriores, além de produzir mais ruído.